Psicologia

Psicologia Clínica

Atualmente tivemos um aumento considerável das áreas de atuação da Psicologia, o que caracteriza uma ampliação nas áreas onde o psicólogo pode exercer; sistemas de saúde pública, nas escolas, nos asilos, nos hospitais psiquiátricos, no judiciário, nas penitenciárias, nas igrejas e na comunidade.

Ainda com esse aumento considerável nas áreas onde a Psicologia é relevante, temos ainda um grande número de psicólogos clínicos, consultórios e ambientes onde o setting terapêutico se faz presente.

A psicologia clinica estuda e corrobora para identificar transtornos mentais e intervir, na psicoeducação e na melhora da qualidade de vida do paciente por meio da escuta ativa. Promove o autoconhecimento a partir de técnicas e intervenções dependendo da abordagem escolhida pelo profissional.

Diferente de outras áreas de atuação, o psicólogo clinico não se limita á uma sala e um divã como a grande maioria das pessoas ainda imagina, ela pode se configurar em qualquer ambiente seguro, que possibilite o sigilo e que seja confortável. As sessões podem ser feitas na casa do paciente, em um consultório ou qualquer outro lugar em que surgir a necessidade dessa prática.

Leia também: Abordagens Terapêuticas: psicanálise, cognitivo comportamental e gestalt

Quem são os Psicólogos Clínicos?

Para qualquer atuação dentro do campo da psicologia é necessário ser graduado e estar devidamente inserido no Conselho de Psicologia de sua região, dessa forma, o profissional pode atender presencialmente ou online, modalidade que, recente, caiu no gosto popular.

O profissional que escolhe a clinica como forma de trabalho deve saber como elaborar diagnósticos, ter o conhecimento sobre os transtornos mentais e conhecer o Código Internacional de Doenças – CID. Pode realizar encaminhamentos ou diagnosticar condições mentais que incapacitem o paciente para o trabalho e/ou estudos, a fim de minimizar os riscos para o individuo e sociedade.

O importante na Psicologia Clínica é sempre buscar por especializações relacionadas, pois ajuda no fortalecimento do estudo e da leitura, e ao longo da carreira pode auxiliar em uma melhor análise no tratamento oferecido ao paciente durante as sessões.

O que é Psicoterapia?

A psicoterapia é um dos atendimentos oferecidos na clínica de Psicologia, onde crianças, jovens, adultos, casais, famílias, podem se beneficiar dessa modalidade. Existem três formatos gerais de psicoterapia, a individual, a psicologia de grupo e a institucional (realizada em casas de saúde, ou outras instituições).

Ainda dentro do contexto da psicologia clinica, o sucesso da psicoterapia depende do engajamento do paciente e de um direcionamento assertivo do profissional de saúde em relação ao processo terapêutico, independente do formato da sessão.

Quais os benefícios?

A psicologia clínica vem cada vez mais para que as pessoas tomem consciência da importância da saúde mental para uma vida balanceada e satisfatória. Aos poucos, os preconceitos em relação ao tratamento são minimizados, fazendo com que mais pacientes busquem pelo serviço, inclusive como método preventivo nas diversas queixas, como ansiedade, depressão, conflitos familiares e amorosos.

Assim, quem opta por fazer psicoterapia se beneficia de tal maneira que os resultados do acompanhamento afetarão positivamente as relações estabelecidas por ela no ambiente familiar, profissional e social.

Conheça os Profissionais

São vários psicólogos(as) que atendem em diversas áreas. Encontre aquele que mais atenda as suas necessidades e chame para uma conversa.

Conhecer os Psicólogos