Psicologia

Psicologia

A psicologia hoje é uma ciência que pode ser utilizada nas mais amplas áreas de atuação, como por exemplo, dentro de hospitais, escolas, empresas, clínicas de atendimento individual ou em grupo, como auxiliar na área forense, entre outras. Porém nem sempre foi assim.

Durante algum tempo a psicologia foi sinônimo de magia, de manipular o não visto, o secreto e como ferramenta de exclusão de algumas pessoas da sociedade, maneira errônea de ser interpretada que deu margem á uma série de erros e equívocos quando se falava sobre saúde mental e o tratamento de doenças dentro de instituições psiquiátricas.

Acreditava-se que a ausência de transtornos mentais era o mesmo que afirmar que o paciente não precisaria de terapia ou ajuda. Felizmente hoje já temos estudos e abordagens que lidam como o ser humano de forma global, incluindo suas necessidades e sua convivência em sociedade, evoluindo assim o conceito de Psicologia e saúde mental.

Leia também: Abordagens Terapêuticas: psicanálise, cognitivo comportamental e gestalt

Onde ela surgiu?

Fundada pelo fisiólogo alemão Wundt em 1879, a Psicologia já se consolidaria como ciência dentro das maiores universidades do mundo, com a premissa de estudar e entender o comportamento humano e suas estruturas mentais.

A partir da ideia de ter o ser humano como objeto de estudo a nível mental, outros teóricos e professores se interessaram pelo assunto nas mais diferentes formas, criando o que chamamos hoje de abordagens psicológicas, finalmente o individuo poderia ser visto como um ser biopsicossocial, com suas características de sentimento, comportamento e emoção sendo observadas.

O Psicólogo então se tornou um profissional que busca entender os comportamentos e as funções mentais dos indivíduos, aplicando métodos científicos para compreender a psiquê humana e atuar no desenvolvimento, tratamento e prevenção de doenças mentais, melhorando a qualidade de vida.

Onde a Psicologia pode atuar?

Mesmo nos dias de hoje acredita-se que a maior parte dos psicólogos seja da área clinica, mas isso tem mudado muito de figura nos últimos anos.

Com o ser humano no centro das atenções como um ser pensante e atuante em sociedade, ela atua de forma objetiva em diversas especialidades regulamentadas pelo Conselho Federal de Psicologia:

  • Psicologia Escolar/Educacional; presente nas escolas e instituições de ensino.
  • Organizacional e do Trabalho; atuante em recursos humanos e na prevenção de doenças relacionadas ao trabalho
  • Psicologia de Trânsito; aplicação de testes psicológicos e encaminhamentos relacionadas
  • Psicologia Jurídica; auxilia o individuo perante a lei e seus desmembramentos.
  • Psicomotricidade; atua diretamente em processos motores e cognitivos.
  • Psicologia Clínica; direcionada ao atendimento individual, terapia de casais ou em grupo.
  • Psicologia Hospitalar; está inserida na área da saúde, atuando sobre os funcionários e pacientes no âmbito hospitalar.
  • Psicopedagogia; auxilio na construção e melhoria dos processos pedagógicos.
  • Neuropsicologia: conhecimento sobre os processos químicos e mentais.

A psicologia como ciência ainda é considerada uma área nova, mas seus resultados podem ser observados já que ela pode descrever, explicar, prever e melhorar o comportamento humano. Este profissional pode estudar o comportamento por meio da análise de suas ideias, valores e emoções.

Em conclusão, o trabalho dos psicólogos é altamente diverso, mas todos compartilham de um único objetivo: ajudar as pessoas a terem melhor qualidade de vida e com isso conviver de forma sadia em sociedade. A felicidade pode se tornar uma realidade no vocabulário da vida de quem procura auxilio psicológico.

Conheça os Profissionais

São vários psicólogos(as) que atendem em diversas áreas. Encontre aquele que mais atenda as suas necessidades e chame para uma conversa.

Conhecer os Psicólogos